segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SHIKIN HARAMITSU DAIKOMYO

O SHIKIN HARAMITSU DAIKOMYO é uma frase de nove sílabas que dizemos ao início e ao final de cada aula ao juntarmos as mãos, logo acompanhado de duas palmas, uma reverência, uma única palma e outra reverência.
As palmas partem das posição GASHO (unidas a frente do coração), posição de devoção. A mão esquerda representa o mundo espiritual KONGO KAI, um reino matriz, celestial que explica como as coisas são e existem no universo; cada dedo da mão esquerda representa um elemento (Terra, Água, Fogo, Vento e Vazio). A mão direita representa o mundo material TAIZO KAI, um reino material, natural que explica como as coisas funcionam e operam no universo; cada dedo da mão direita representa um elemento (Terra, Água, Fogo, Madeira e Metal).
O significado literal dessa frase se refere a experiências sagradas de vida e morte, que revela o todo. É derivada de um sincretismo religioso oriundo do Taoísmo, Shintoísmo, Budismo esotérico (Shingon, Tendai, Sugendo <influências do Tantra>), Ekyo e Mikkyo.
Outra forma de entendermos essa frase é: MAKOTO KAMISAMA JIHI SHIZEN HAGEMU SHIZEN NI SHITAGAI, ou seja: buscar a Deus pela verdade e sinceridade, pela gratidão, arrependimento, piedade, compaixão e misericórdia, empregando todo o esforço e dedicação com o objetivo de progredirmos e evoluirmos como seres humanos.
Parece ser que esta frase foi transmitida a Hatsumi Sensei por seu mestre Toshitsugu Takamatsu e pertence a linhagem dos Sôke que formam a Bujinkan.
Isto tem haver com o SEISHIN TEKI KYOYO que consiste no refinamento espiritual através das Artes Marciais para que nos tornemos seres humanos íntegros. Mesmo que esta frase se encontre sumamente ligada a uma influência Budista, não significa que o ao repetir esta frase seremos Budistas ou pertencente a uma religião em si. A Bujinkan tem uma visão aberta e por nenhuma razão busca influenciar em algo doutrinal, e sim ao contrário, levando ao desenvolvimento de seres humanos livres e capazes de transcender. Por favor, tome isto como um meio e não como uma forma rígida de auto-realizar-se.
SHIKIN
Refere-se à sensação e harmonia percibida pelo ouvido e o coração. Desde o ouvido chegamos à percepção da vibração do som, despertando certas sensações a níveis muito sutis de harmonia em um estado de consciência entre as polaridades opostas (In/Yo, Yin/Yang, Sol/Lua, Homem/Mulher, Felicidade/Tristeza) se pode perceber a totalidade das coisas rompendo a visão dualista para chegar à realidade ultima do Universo.
HARAMITSU
Este também é conhecido no Sânscrito como Paramita (Atravessar os limites). É um dos meios para chegar, através de seis disciplinas, a um estado chamado Satori (iluminação) indo mais além da Vida e da Morte.
As seis disciplinas são: Oferenda, Moralidade, Paciência, Esforço, Concentração e Juízo Correto (sabedoria – Prajnâ). A idéia de Hatsumi Sensei é promover a Sinceridade, a Lealdade e a Honestidade nas Artes Marciais da Bujinkan Dojo fazendo com se isto se estenda ao restante de nossas atividades.
No Japão as semanas de Higan na primavera e outono é quando mais se faz ênfase na pratica destas seis disciplinas.
DAIKOMYO
No Budismo se refere ao Grande Resplandecer. Na via dos Bodhisattvas (Entidades iluminadas) para a libertação do sofrimento próprio e alheio. O Daikomyo brota desde o centro do vazio e volta para sua essência levando a um conceito de forma e não forma como o mesmo.
No Budô é a iluminação desde nosso interior até o exterior e contrariamente igual. A luz do coração se manifesta nos planos físicos e a sua vez desde o plano físico (Taijutsu) despertamos a Luz de um coração Benévolo (Ko no Kokoro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário